Profª.
Formadora/Facilitadora: Rosilma Lobato Pinheiro
Professor
(a) Cursista: Ana Maria Fonseca de Souza
Unidade
Escolar: E.E. Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior
Função
que atua: Professora e Coordenadora do LIED
Título:
Projetos e Ações Comunitárias – ativ3.2
Descrição:
Síntese histórica das principais ações que a escola realizou com
a comunidade escolar.
Santana-AP,
04 de Dezembro de 2015.
A Escola Estadual Everaldo da Silva
Vasconcelos Júnior, desenvolveu diversas atividades por meio de
projetos: “SEMEANDO A PAZ”, “PROJETO FAMILIA” “PROJETO DE
INCLUSÃO DIGITAL: ABC DO LINUX EDUCACIONAL” e “PROJETO RAIZES”.
Para que tais projetos fossem realizados foi necessária a
participação de algumas entidades parceiras no sentido de agregar
conhecimento a nossa comunidade escolar e local.
No
Projeto Semeando a Paz
a escola teve o apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar com o
PROERD
que é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a
Violência, os policias palestraram sobre temas relacionados a
prevenção ao uso indevido de drogas e as ações de violência
entre os jovens. Focalizaram ainda as possibilidades de redução de
outros problemas locais afetos à segurança pública, aproximando a
Policia Militar e a própria instituição de ensino e a comunidade.
Neste Projeto a escola
coloca na pauta do dia esta problemática, objetivando mostrar uma
das soluções para minimizar seus efeitos no cotidiano das pessoas.
Pessoas estas inocentes e indefesas como crianças, adolescentes e
idosos que cotidianamente submetem-se a sérios riscos quanto à
insegurança presente nas ruas, praças e casas.
O Projeto
Família desenvolveu ações
para o estreitamento da relação família/escola conscientizando-as
de suas responsabilidades em relação ao aprendizado na capacitação
e enfrentamento à complexidade de situações existentes na
sociedade. Houve a participação direta das famílias e palestras
ministradas por membros do Conselho
Tutelar do Município de Santana – C.T.M.S
que é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional,
encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da
criança e do adolescente.
A ação desenvolvida pelo Projeto
de Inclusão digital: ABC do Linux Educacional
Possibilitou
a
inclusão
digital
na
escola,
atendendo
o
quadro
docente,
discente
e
a
comunidade,
como
forma
de
integrar
as
diferentes
mídias
ao
currículo,
favorecendo
a
recontextualização
do
conhecimento
na
escola
e
na
vida
do
aluno.
Este projeto iniciou com um curso de 40h ministrado por professores
especialistas e coordenadores do Laboratório de Informática
Educativa (LIED).
O Projeto
Raízes
é desenvolvido durante o ano letivo, resgatando temas de teor
interno e externo. O projeto é cultural e é envolve diversas
atividades. De acordo com a temática temos as gincanas,
apresentações, mostra, vendas de comidas típicas e produções de
artesanatos onde a escola e a comunidade tem participação ativa na
realização e ações que englobam tal projeto.
O Projeto Raízes
insere-se nos anais da Escola
Estadual Everaldo Vasconcelos
da Silva Júnior como o Projeto vanguarda. Tem versão anual e trata
de um tema específico voltado para o cultivo,
memória, registro, história, documentação e valorização da
cultura local e/ou regional-nacional. O Projeto reúne e mobiliza
a comunidade escolar
e local em torno da temática escolhida para cada versão. Conta com
a participação maciça do corpo discente e docente, e corpo técnico
- administrativo da escola. Coparticipam engajadamente os turnos da
manhã, tarde e noite na totalidade de suas turmas sejam estas do
Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
O Projeto
Raízes é realizado anualmente no IV bimestre de cada ano letivo. Na
Semana Pedagógica que antecede o início do calendário escolar de
cada ano é feita a eleição dos professores-membros da Coordenação
do Projeto para o ano em curso. O
Projeto
Raízes tem sido a forma
mais organizativa e viabilizadora da Escola Everaldo trabalhar a
interdisciplinaridade, é a brecha que temos para escapar das velhas
limitações do currículo. Saímos do dia-a-dia da sala de aula e
criamos possibilidades de ruptura, onde é possível juntar a
Matemática com a Biologia, a Química com a História, o Português
com a formação de uma identidade cultural.
Nessa perspectiva, criamos campos de
interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Exigindo desta forma
os movimentos coordenados e colaborativos de diferentes áreas do
saber. O Projeto
Raízes é uma forma de
facilitar a atividade, a ação, e a participação do aluno no seu
processo de produzir identidade e fomentar a cultura, de trocar
informações e redesenhar seu conhecimento. Para saber ler seu
tempo, interpretar seu espaço e conhecer suas raízes.
A Pedagogia dos Projetos pedagógicos
da Escola Everaldo vislumbra atividades de ensino com foco em fazer
da sala de aula, uma extensão da prática constante da cidadania. É
evidente que o sucesso da escola também depende de outros fatores
como uma gestão democrática e um forte conselho escolar de efetiva
natureza deliberativa, colegiada, consultiva e fiscalizadora.
Igualmente teremos uma comunidade escolar – o conjunto de alunos,
pais e responsáveis por alunos, membros do magistério e demais
servidores públicos em efetivo exercício da cidadania e pleno gozo
dos direitos constitucionais no ambiente escolar e fora deste.
A existência dos Projetos vêm
contrapor a lógica
tradicional de ensino.
Fazendo com que a escola se alinhe ao “ninguém
educa ninguém, como tampouco ninguém se educa sozinho, os homens se
educam em comunhão, midiatizados pelo mundo, pelos objetos
cognoscíveis” de (PAULO
FREIRE, 1978, p. 47).
Referências
FREIRE, P. Educando
o educador. In:
FREIRE. A.M.A. Pedagogia
dos sonhos possíveis. São
Paulo: Editora UNESP, 2001.
FURTADO, Celso. Pequena
introdução ao desenvolvimento:
enfoque interdisciplinar. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.
GREEN, Bill & BIGUN, Chris.
Alienígenas na sala de
aula. IN: SILVA, Tomaz
T (ORG). Alienígenas
na sala de aula – Uma introdução aos estudos culturais em
educação. Petrópolis:
Vozes, 1995.
GROSSI,
Esther. LDB:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 9.394/96.
Ed. 3ª,inovação conservadora? In: IX ENAPE – Encontro Nacional
de Didática e Prática de Ensino.Águas de Lindóia-SP: Anais. 1998.
Sitografia
http://www.proerdbrasil.com.br
-
Acesso em 04/12/15
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